sexta-feira, junho 09, 2006

A viagem não começa quando se percorrem distâncias... (# 1)


"A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quando acordamos fora do corpo, longe do último lugar onde podemos ter casa.
(...)
Mwadia Malunga prosseguia por atalhos virgens, as pegadas sendo engolidas pela mobilidade das areias soltas. Era isso que ela requeria da caminhada: fazer com que o passado emudecesse, sem eco nem rasto. Apagar as horas e os dias, apagar as cicatrizes do passado.
No seu retiro em Antigamente, Mwadia não desejava apenas estar distante, mas ambicionava esse exílio que só se encontra quando todos nós se esquecem. Nunca o conseguiu. As lembranças atravessavam os rios, calcorreavam a savana e nela emergiam como lava incandescente.
- Porquê, Zero Madzero, por que é que eu recordo tanto?
O marido não sabia responder. Era por isso que ela lhe perguntava: por não temer a resposta. No íntimo de si, Mwadia sabia: quem se lembra tanto de tudo é porque não espera mais nada da vida."
Mia Couto, O outro pé da sereia (Caminho)

[Tenho constatado que, hoje em dia, o tempo para nos dedicarmos a ler - o realmente gostamos - é escasso! Por isso, vejo-me compelida a aproveitar todos os pequenos "intervalos" - ao almoço, p.ex.! - para me deliciar com essa leitura de que tanto gosto e sinto falta! (O único problema é a comida, que arrefece!) ;) ]

2 Comentários:

Blogger JTR disse...

:)

junho 10, 2006 12:51 da tarde  
Blogger MBSilva disse...

;)!

junho 10, 2006 9:25 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial