domingo, junho 25, 2006

Os pequenos grandes prazeres (da vida)...

"Tirar mais partido da vida passa por coisas muito simples e tangíveis: viver o momento presente, rir de coisa nenhuma, improvisar brincadeiras estúpidas, partilhar cumplicidades com os amigos e esquecer algumas obrigações, compromissos e urgências. As horas também, quando é possível. Muitas vezes são os pequenos prazeres que nos enchem de alegria e de coragem para as rotinas do dia-a-dia. Vale a pena investir nos bons momentos."

É este texto que faz a introdução ao Dossier Bons momentos [cuja leitura aconselho] da revista XIS (Jornal Público/24-06-2006).
De facto, há pequenas coisas que, mesmo insignificantes e/ou tão pequenas, nos provocam uma enorme sensação de bem estar e de felicidade! Falo daquela palavra certa no momento certo, aquele gesto carinhoso que nos enche o coração, daquele sorriso mimoso que acompanha um simples "bom dia"... Até uma caminhada à beira-mar tem um efeito "reparador" inacreditável!

Duas páginas mais à frente, Margarida Cordo Tavares defende que "a felicidade, ou bem-estar, consiste num estado dinâmico que se baseia numa dialéctica constante entre os acontecimentos, e a capacidade de reacção perante eles. Não vivendo cada dia como se fosse o último, mas vivendo cada dia como sendo o mais importante das nossas vidas."
Com efeito, "a felicidade não é um estado acabado" - como refere, e bem, esta psicóloga - mas algo que se vai encontrando à medida que se vive...
Acredito que, muitas vezes, a maior dificuldade É reconhecer que se é/está feliz naquele(s) momento(s), saber aproveitá-los E, principalmente, fazer tudo para que não terminem e/ou para que se repitam!
...!
[Aproveito para sugerir a leitura da crónica de Laurinda Alves.]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial