domingo, julho 30, 2006

"Uma mulher nunca se verga"...

... foi algo que em tempos me foi dito quando, de repente e sem saber bem porquê, me vi "ceifada"... "perdida", sem saber o que fazer, para onde me virar... E, principalmente, sem saber como ultrapassar esse "estado"! Não sei se entendi bem o significado, mas agi de acordo com o que acreditava ser o certo... sem me "vergar".

Neste momento, perante determinadas circunstâncias (re)encontrei esta frase na minha memória!
Foram tais circunstâncias que me levaram a decidir recolher-me... esperar...
... mas sem nunca deixar de acreditar (nem mesmo de lutar!) ...
Uma espera, um recolhimento que pressupõe, necessariamente, uma reflexão, um delinear de estratégias que nos impedirá de ceder a meros impulsos, que no final apenas nos trarão dissabores e arrependimento.
Confesso que não é fácil ceder à tentação de certos impulsos! Há determinadas coisas que, por tão incorrectas e reprováveis, nos levam a agir de forma irracional, reagir e... sei lá!
Disseram-me que a espera pressupõe sensatez. Não é a 1ª vez que digo que acredito que na vida devemos sempre lutar pelo que mais desejamos e amamos... só que às vezes (muitas) essa mesma luta é composta por momentos de espera, de recolhimento.
Se compensará?! Não sei...
[Apesar do medo, do receio que sinto... espero que sim!]

Por muito doloroso que possa ser (e é!), há momentos em que temos de saber parar!
Recolhermo-nos e respeitar a vontade daqueles que nos são 'chegados' de estarem sós (assim espero!) no "seu canto"... Quando se sentem "perdidos"... Mesmo quando o nosso 1º impulso é consolar, perguntar, saber o que se passa...
Só que, desta vez, não poderá ser igual. Não porque seja indiferente (muito pelo contrário!), mas porque há momentos em que temos de dar espaço e deixar que descubram o seu rumo e o que realmente desejam. E porque nem tudo depende exclusivamente de nós...
Neste momento, limito-me a marcar a minha "presença" (traduzida em muitas imagens, belos e felizes momentos (saudáveis), numa bússola, apoio, confiança e ...! sincero) pela... ausência... Na esperança que seja diferente(!) e faça a diferença!
Confesso que os "ses" inundam o meu pensamento! Os "porquê?" também... E não consigo deixar de sentir alguma injustiça por certa desigualdade...
Mas há que esperar... vivendo um dia de cada vez, porque nada mais poderei fazer...
... Ou haverá...?
...!

2 Comentários:

Blogger MBSilva disse...

Nao me esqueci... Ouvi e interiorizei! E, mais uma vez, agradeço essas palavras.

Mas há coisas incríveis! Acabei de ler o seu comentário e fiz logo uma associação de ideias que me deixou, pelo menos, pensativa...
Fez-me lembrar um poema de uma pessoa que parece ter sempre algo a dizer.

Chama-se a "Arte de amar" e diz:
«Se queres sentir a felicidade de amar, esquece a tua alma.
A alma é que estraga o amor.
Só em Deus ela pode encontrar satisfação.
Não noutra alma.
Só em Deus — ou fora do mundo.
As almas são incomunicáveis.
Deixa o teu corpo entender-se com outro corpo.
Porque os corpos se entendem, mas as almas não.»

Só podia ser... Manuel Bandeira!

... que dizer?

julho 30, 2006 11:31 da manhã  
Blogger MBSilva disse...

De facto! Manuel Bandeira foi uma "descoberta" preciosa.

Penso que os últimos acontecimentos e decisões reflectem isso mesmo... o pensar (também!) em mim e no meu bem-estar.
Sempre tentei viver um dia de cada vez com dignidade (sem me vergar!). A maior dificuldade está em conseguir fazê-lo "plenamente"... quando não estamos, nem nos sentimos completos!

Obrigada pelas suas palavras.
[Já agora, Boas Férias!]

julho 30, 2006 4:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial