sexta-feira, maio 19, 2006

As Fases da Lua

No outro dia, em conversa, falou-se na Lua porque (acho) estava uma bonita noite de Luar... Então surgiram as dúvidas quanto às fases da Lua.
Assim, para que não haja (mais) duvidas aqui fica o esclarecimento... :)

Tal como os outros planetas e satélites do Sistema Solar a Lua não emite luz própria. O seu brilho é devido à luz do Sol que se reflecte na sua superfície, sendo que a metade da superfície que se encontra virada para o Sol está iluminada e a outra está sempre na escuridão.
A Lua realiza um movimento em volta da Terra no mesmo sentido da rotação do nosso planeta (oeste-este).
Durante esse seu movimento em volta da Terra a Lua apresenta-nos as sua quatro fases:

Lua Nova: a face iluminada não pode ser vista da Terra.
A Lua está na mesma direcção do Sol, e portanto está no céu durante o dia.
A Lua nasce às 6h e põe-se às 18h.


Lua Quarto - Crescente: metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra C (vista do hemisfério norte lembra a letra D).
A Lua encontra-se nesta fase quando realiza um quarto do seu movimento de translação em torno da Terra, desde a sua posição anterior, movimento esse que dura cerca de ma semana.
A Lua nasce ao meio-dia e põe-se à meia-noite.


Lua Cheia: toda a face iluminada da lua está voltada para a Terra. A Lua está no céu durante toda a noite, com a forma de um disco. A Lua nasce às 18h e põe-se às 6h do dia seguinte.

Lua Quarto - Minguante: metade do disco iluminado pode ser visto da Terra. Vista do hemisfério sul da Terra, a forma da Lua lembra a letra D (vista do hemisfério norte lembra a letra C). A Lua está a oeste do Sol, que ilumina o seu lado leste; a Lua nasce à meia-noite e põe-se ao meio-dia.

Todo este processo dura aproximadamente 27,3 dias, findos os quais se inicia um outro ciclo de fases lunares.
... :)

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

:) Este post fez-me andar uns anos para trás!
Para saber se a a face iluminada da Lua está a crescer (a caminho da Lua Cheia), ou a minguar (a caminho da Lua Nova), basta seguir o dizer popular de que «a Lua é mentirosa».
Assim, se a face iluminada parecer um «D» (de decrescer) então está a crescer. Se parecer um «C» ( de crescer) então está a decrescer ou (minguar).

Assim é mais fácil...

maio 19, 2006 11:49 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial