segunda-feira, fevereiro 13, 2006

Agostinho da Silva, "O Pensador"


Hoje, 13 de fevereiro de 2006, passam cem anos desde o nascimento de Agostinho da Silva (1906-1994), um dos maiores e mais expressivos protagonistas da cultura do século XX. Cidadão do universo lusófono, cuja identidade singular, unidade e diversidade ele defendia e construía ao longo da sua vida de uma forma inigualável, em que a palavra e a acção se complementavam e confundiam.

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de Fevereiro de 1906 (de família alentejana e algarvia), tendo vivido parte da sua infância em Barca de Alva, junto do rio Douro.
Era português de nascimento mas considerava-se multinacional, além da terra natal, era ligado particularmente a Moçambique, pelos laços de família e de amizades, e ao Brasil, onde viveu um quarto do século.
Dedicou toda a vida à liberdade do Homem e do Espírito.
Ficam aqui dois de seus pensamentos que, na minha opinião, melhor reflectem a sua forma de ser e estar no Mundo:
"O homem não nasceu para trabalhar mas para criar."
“São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial