quinta-feira, maio 03, 2007

Hoje o "Tecto" desce à Terra...

Após muito pensar, decidi que chegou a altura de 'descer' do “Tecto do Mundo” e por os pés bem assentes na terra.
Acabo de (re)ler todo este meu espaço, de fio a pavio...
Os motivos, esses, não sei explicar (ou não quero), mas neste momento (aqui e agora!) sinto que o devo fazer.
Uma decisão penosa porque cada postal foi escrito e criado com gosto, muito carinho e dedicação. Posso assegurar, que este “Tecto” tem muito de mim… atrevo-me a dizer que muito do melhor de mim está neste aglomerado de postais. E foi com a melhor das intenções que partilhei histórias, “estórias”, opiniões, fotografias (minhas ou não), poemas, pinturas, pensamentos e… sentimentos com todos que aqui “subiram”. Perdoem-me a imodéstia, mas espero ter contribuído para que parassem, por instantes, para pensar nas coisas belas que a vida tem para nos oferecer, na mesma linha do pensamento de um poeta que passará a acompanhar-me: querer “…a delícia de poder sentir as coisas mais simples”.
Pretendo voltar a subir ao "Tecto". Disso não tenho dúvidas! Quando? Não sei…
Só que, neste momento, estou cansada... muito cansada! E sinto que devo seguir um outro caminho... mais simples! Pretendo (re)encontrar-me… (Re)descobrir quem fui, quem sou e, até, quem devo ser!
Sempre gostei de coisas simples e reconheço que nos últimos tempos perdi-me… Lembro, agora, um conselho que me deram para agarrar o mundo, voar e ir por aí… Abrir horizontes, conhecer coisas novas e vencer novos desafios. Agarrar o mundo e tudo o que ele tem de belo. Viver cada dia, plenamente, com dignidade, mas a pensar em mim, também.
Quero recuperar e redescobrir os meus sonhos. E porque não, "todos os sonhos do mundo"?!? Onde me levarão, não sei! Mas espero que me levem a um local mais seguro, sem armadilhas e mentiras.
Há quem me diga que esse “porto seguro” pode estar muito perto, mais perto do que aquilo penso. Seja como for, não pretendo encetar uma busca desesperada! Acredito que, calmamente, encontrarei o caminho para esse tal "porto seguro"… sem pressas…
Quero, principalmente, recuperar a capacidade de sentir e reconhecer as coisas belas (principalmente as mais simples) e a capacidade de (as) amar da única forma que sei e conheço, que acho mais correcta, sincera e (sempre) transparente… mas... sem nunca mais esquecer que tão bom como dar, é, também, receber!
Apesar da tristeza e do aperto no coração que sinto neste momento pela decisão que tomei, deixo um sorriso muito meu...

... a todos que "subiram" aqui e vieram por bem!

Relembro um pensamento com que iniciei esta "aventura" e que não podia ser mais adequado:
"God give me the serenity to accept the things I can't change,
the courage to change the things I can
and the wisdom to Know the difference
."
The serenity prayer
Até já...

22 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Embora não tenha sido muito interventivo, fui um "visitante" regular do teu (nosso) "Tecto" ...

Se bem te conheço (e penso que sim) mantiveste, sempre, "os pés bem assentes na terra" e nunca te senti "perdida". Talvez um pouco "desorientada". Mas ... quem, por vezes, não se "desorienta"? O importante é não perder o "norte" e ter, sempre, quem ajude a não o perder!

Foi, sempre, com grande orgulho que li e vi algumas coisas boas e belas no "Tecto"! Claro que voltarei a ver, no mesmo local, outras coisas melhores e mais belas. Não tenho dúvidas. Quando ... tu quiseres!

Compreendo a tua fadiga, mas não tens de te cansar mais, na (re)descoberta de ti mesma. Sempre foste, és e serás uma GRANDE PESSOA!

Mas não te iludas! Não conheço nenhum local seguro, "sem armadilhas e mentiras". Terás é de ter paciência, sabedoria e capacidade, para (as) desarmadilhar e (as) desmascarar.
E disso és tu capaz! Não tenho qualquer dúvida!

ÉS A MAIOR!

Até já ...

maio 03, 2007 1:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Depois do post acima, quase me sinto uma intrusa, mal afarpelada, sem sitio para pôr as mãos...sábias palavras.
Mas não ficaría bem comigo, e esta noite sería de muito rolar se não dissesse o quão é importante que seja quem é (mesmo do niquinho pequenino que eu conheço), com todo essa fadiga, quase um sopro de desalento. Porque já passei essa estrada (até mais de uma vez!)posso dizer-lhe que está "crescer". Não se vê, como quando tinhamos 10 anos e os sapatos deixaram de servir; sente-se e incha dentro do peito como se não fosse suportável aguentar tanto: por isso se acha em momento de fazer uma escolha, um outro caminho, uma outra (re)descoberta, opções. O simples facto de saber que é agora esse tempo (ou não saber porquê) significa a sua grandeza e vontade de em plenitude VIVER as coisas simples. Isso faz toda a diferença.
O seu "Tecto" é forte. Mas a terra também.
Perdoe tudo o que escrevi, pois só quero que seja feliz.
Um beijo e até já(cg.

maio 03, 2007 7:05 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Subo quase todos os dias ao seu "Tecto" na certeza de encontrar coisas belas e hoje deparo-me com esta triste notícia.

Tenho pena e espero que volte "já, já"!

Permita-me hoje que seja eu a escrever algo para si (mesmo que já conheça bem):

"Morre lentamente,
quem não viaja, quem não lê,
quem não ouve música, quem não encontra graça em si mesmo.
Morre lentamente,
quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente,
quem se transforma em escravo do hábito, repetindo todos os dias os mesmos trajectos, quem não muda de marca, não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente,
quem faz da televisão o seu guru.
Morre lentamente,
quem evita uma paixão, quem prefere o negro sobre o branco e os pontos sobre os "is" em detrimento de um redemoinho de emoções... justamente as que resgatam o brilho dos olhos, sorrisos dos bocejos, corações aos tropeços e sentimentos!
Morre lentamente,
quem não vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente,
quem passa os dias queixando-se da sua má sorte ou da chuva incessante.
Morre lentamente,
quem abandona um projecto antes de iniciá-lo, não pergunta sobre um assunto que desconhece ou não responde quando lhe indagam sobre algo que sabe.

Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior que o simples facto de respirar...

Somente a perseverança fará com que conquistemos um estágio esplêndido de felicidade."

Pablo Neruda

maio 03, 2007 9:53 da tarde  
Blogger esse disse...

OOOOOOH!!!
Vou sentir falta de te ler...

Volta rápido!!

maio 04, 2007 10:57 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Não pode ser verdade!!!....

Era um dos mais belos momentos do dia! Chegar a casa, depois de um dia cansativo e de uma viagem de regresso mais longa do que o desejável, e subir às nuves! Ver fotografias que nos relaxam e fazem sonhar, ler poemas e textos que nos fazem sentir que é bom viver e que não estamos sós nas angústias...

E saber, quase todos os dias, como está a nossa amiga, mesmo que não falemos com ela!

E agora??? Vai custar..era tão, tão BOOMM...

Querida M., não demores muito...,
eu vou continuar a subir ao "Tecto", todos os dias, na esperança (que não perco) de te voltar a encontrar...

Boa Sorte,
J.Marques

maio 04, 2007 11:31 da manhã  
Blogger idiossincracias disse...

o quê?? isto quer dizer que acabou?... que a minha mentora na blgoesfera atirou a toalha... vai ficar definitivamente cinzenta e coordenadora? Quer dizer que deixei de te ter à distância de um click? Queres que vá bater em alguem? aconteceu alguma coisa? Queres que lhe barre o acesso? Que afunde a Ilha? Queres só um mimo? Não, não pode ser.... vais ter outro nome? vá... diz que sim...

maio 05, 2007 8:03 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Já tinha descoberto o teu "fantástico" Tecto há algum tempo, mas sem tempo para a ele "subir"!

Sabes que já há muito que estranhava a ausência do teu "sorriso tão teu!". Não desistas M..., eu sei que há coisas que ultimamente te têm "incomodado", mas acho que vais conseguir dar a volta por cima e voltar a subir ao teu "tecto"...!

Obrigado também pela "força" que me tens dado. Volta rápido...!

maio 07, 2007 9:23 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Oh...Princesa...
sinceramente nada que eu não estivesse a contar... pois as tuas sucessivas ausências denutavam o cansaço que te vinha incomodando... E sabes... fazes muito bem...
Tudo na vida tem início e fim... e quem melhor que nós para saber quando é a altura certa para se pôr o dito fim?...
O teu "Tecto" era belo e bem cultivado...
Mas tenho a certeza de que vais cultivar outro "Tecto" ainda melhor.
Vai Princesa... Voa... voa... voa...
Descobre o grande potencial que tens e que deves deixa-lo fluir com o teu Sentir sempre muito apurado na descoberta de mundos novos e de vivências novas, que de certo te irão enriquecer muito mais e apurar o teu já refinado gosto.
Parte à descoberta do que mais gostas... corta com passagens menos felizes da tua vida... e nunca te esqueças que o passado apenas serve para construir o presente e criar sólidos alicerces para o futuro... Todos os que dizem que vivem de recordações... nada mais fazem que ser saudusistas de tempos passados, amarrados a eles, e que não têm coragem para dar o passo que te proposeste dar.
Acredita que fiquei feliz com esta tua decisão...(Não estou de geito nenhum a desmerecer o teu belissimo trabalho feito...)... Mas feliz porque sei que vais encontrar e vais procurar o que até agora não tiveste coragem para o fazer.
Vai princesa vai

Até sempre... noutro bloog ou não.

Beijocas para a mulher corajosa que hoje encontrei ao visitar este "tecto"

Etel

maio 10, 2007 2:25 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Hoje estava com tanta esperança que no Tecto não houvesse uma unica nuvem...

maio 14, 2007 9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

... hoje poucas coisas fazem sentido ... ou quase nenhum ... ou mesmo nenhum ... hoje nada faz sentido ... perguntas ficam por responder ... coisas nossas por resolver ... sonhos por viver ... projectos por realizar ... futuros por viver ...

maio 22, 2007 8:36 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

...todos os dias aqui venho.
E deixo um beijinho.

maio 29, 2007 8:05 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

Parabéns, Boss!
Beijinhos com muita saudade!

maio 31, 2007 9:38 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

Só passei para dar Bom Dia...

Beijinhos!

junho 05, 2007 6:35 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Tive um feeling que hoje o Tecto estava pintado de fresco. Afinal...
Como tenho saudades deste Tecto!
Que tal reconstrui-lo? Acho que só precisa de pequenos retoques porque a estrutura é muito boa e resistente.
UM beijão. (Tenho muitas saudades!!!)
CA

junho 05, 2007 10:00 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

Será que cheiro um regresso em breve?

junho 12, 2007 8:37 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Tecto,

ESpero bem que leia isto em breve.
Vá ao meu blog pf.

Está lá um agrado para si.

Beijinhos.

junho 12, 2007 11:04 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

Só para desejar Bom Fim de Semana!

Beijinhos e saudades de a ler AQUI.

junho 15, 2007 9:55 da tarde  
Blogger Gasolina disse...

Obrigado pela força!

Beijinhos e saudades.

junho 21, 2007 9:02 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Vim deixar saudades.
Muitas saudades.

Beijinhos.

julho 04, 2007 10:34 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Vim arejar a casa, abrir as portadas, escancarar as janelas e deixar o sol entrar a rodos.

Espero que a dona volte em breve.

Um beijo.
Tanta saudade.

julho 13, 2007 1:22 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Um beijinho pequenino.
Uma saudade tão grande.

julho 21, 2007 11:30 da manhã  
Blogger Gasolina disse...

Como tenho muitas saudades, faço de conta que aí está à minha espera...

Beijinho e Bom fim de semana

julho 27, 2007 10:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial